Técnicas de SEO para destacar seu site

Técnicas de SEO para destacar seu site

Seguir e trabalhar todos os elementos de SEO em seu site ou blog é uma tarefa praticamente impossível. São vários fatores e só o Google pondera mais de 100 na elaboração de seus algoritmos e a cada passo inclui ou exclui novos.

Não precisa trabalhar todos os fatores de SEO. Precisa apenas trabalhar mais do que o seu concorrente. Trabalhar poucos e bons fatores e adotar boas práticas serão suficientes para posicionar bem as páginas de seu site nas SERPs (páginas de resultados).

Listei abaixo 5 dicas de SEO indispensáveis para um bom posicionamento de seu site nos mecanismos de busca:

Pesquisa das palavras-chave

O primeiro a se fazer em SEO é estudar palavras-chave. Para quais termos de pesquisa você espera ter seu site bem posicionado nas páginas de busca?

O segredo está em encontrar palavras-chave com muita busca e ao mesmo tempo com baixa concorrência. O Google disponibiliza uma ferramenta de palavras-chave que  você pode fazer a análise Demanda x Concorrência dos termos de pesquisa listados ao tema de seu site.

Então você verá que existem opções de palavras-chave que são provavelmente procuradas e têm pouquíssima concorrência. Nessas é que você deve dar preferência em seu trabalho de SEO.

Claro que não deve deixar de lado as palavras com grande tráfego e alta concorrência, tendo que trabalhar nelas também. No início, dê preferência às palavras com baixa concorrência e que tenham procura razoável, pois trarão resultados mais rápidos e com menor esforço.

A importância do conteúdo de qualidade em SEO

Já sabendo as palavras que vai trabalhar, então comece a elaborar o conteúdo de seu blog ou site.

Para cada palavra-chave escolhida, crie um artigo separado. É importante que cada artigo refira-se a um tema/palavra-chave.

Coloque a palavra-chave optada ao longo de seu artigo, de forma natural. Não se preocupe tanto com a quantidade de vezes que a palavra-chave deve aparecer. Prepare um bom artigo que leve conhecimento de qualidade ao leitor.

Conteúdos bem feitos, com no mínimo 600 palavras, fotos, vídeos ou qualquer outro quadro ou widget que induzam ao leitor informações de qualidade serão a base para todas as outras técnicas de SEO empregadas.

Não dê ctrl c ctrl v, porque conteúdo dobrado na Internet pode gerar repreensão pelos mecanismos de busca do Google. Crie algo exclusivo e inédito.

Densidade das palavras chave

Depois de criar um bom artigo, analise a densidade da palavra-chave escolhida.

Distribua a palavra-chave ao longo do artigo e, dessa forma você está sinalizando para os mecanismos de busca que o artigo refere-se à palavra.

Ter uma densidade muito alta dessa palavra (acima de 5%) pode sugerir que você esteja empregando técnicas artificiais em sua estratégia de SEO, ou seja, tentando enganar os mecanismos de busca para conseguir posições melhores e assim o seu site pode ser punido.

É importante não usar somente a palavra-chave como também sinônimos. Em um texto escrito de forma natural, sem qualquer pretensão de ranqueamento na Internet, é raro uma palavra ser repetida várias vezes em uma equivalência exata.

URL amigável

A URL das suas páginas devem ter sugestões “amigáveis”, como por exemplo:

Exemplo de URL “não amigável”

http://joaquinafrancisca.net/arquivo.asp?id=1&ref=187

O endereço não te dá nenhuma dica do que você vai encontrar clicando nele.

Exemplo de URL “amigável”

http://joaquinafrancisca.net/5-dicas-de-seo-fundamentais-para-o-excelente-posicionamento-de-seu-site/

viu que o  endereço amigável sugere que o leitor saiba o que o artigo se refere?

Relevância do autor

Atualmente o Google colocou em seus algoritmos um novo elemento, bem importante para SEO e faz total sentido: a relevância do autor (Author Rank).

Avaliando se o autor possui autoridade sobre o tema relatado no artigo. Quanto maior a sua autoridade sobre um um certo assunto, maiores as chances de seus artigos serem melhor situados no Google.

Então é necessário mostrar ao Google que você possui autoridade sobre o assunto. Como fazer?

  • Crie um perfil no Google Plus, então você vai receber um código para inserir no HTML de suas páginas identificando o artigo como sendo de sua autoria. Se você trabalha com o WordPress, ele já possui plugins que automatizam a inclusão desse código.

Você já deve ter visto nas páginas de busca do Google a foto do autor abaixo do resultado. A página está identificada como da autoria daquela pessoa.

Ao passo que você escreve artigos e os mesmos conseguem bons posicionamentos no tema específico, mais fácil será para os seus novos artigos se fixarem bem.

O que achou das dicas de SEO? Me conte aqui nos comentários!

É importante manter-se atualizado sobre SEO. Novos elementos são abrangidos nos algoritmos dos mecanismos de busca com frequência.

Provavelmente você não vai conseguir seguir todos mas, é bom ficar de olho.