Dicas valiosas para quem começou a empreender

Dicas valiosas para quem começou a empreender

O caminho é intenso, mas é uma aventura que vale a pena embarcar, basta se preparar para enfrenta-lo, conhecendo o negócio que deseja atuar, os clientes e seus desejos e necessidades, ter capacidades e pessoas eficientes ao lado e um produto compatível com tudo isto.

Lembrando que: As pessoas são mais importantes que processos

Quando a empresa é pequena, não se pode errar na contratação de funcionários, não contratar colaboradores que não tenham competência e que não correspondam à sua necessidade devido a esse empreendedor ter pouco tempo e dinheiro e um investimento errado pode custar muito mais caro por deixar de ganhar dinheiro. Vale mais a pena investir em um bom recrutamento do que contratar o amigo por pura afinidade e que está precisando trabalhar.

Sonhar grande dá o mesmo trabalho que sonhar pequeno

Independente do tamanho da empresa, o empreendedor deve ter uma estrutura condizente com o seu tamanho. E deve ter ações, comportamentos e resultados típicos de grandes empresas. Deve se preocupar em honrar os prazos e ter um bom padrão de qualidade.

Meritocracia é interessante

O sistema de Meritocracia nada mais é que a organização daqueles que tem mais méritos, sendo, os mais trabalhadores, mais dedicados, mais bem dotados intelectualmente etc. E esse sistema deve funcionar tanto em grandes empresas quanto nas de menor porte, sendo possível criar processos que remunerem ou promovam os colaboradores de acordo com a produtividade de cada um.

Não há atalhos, é preciso estudar

O que vários empreendedores imaginam que só porque sabem determinada questão é mais fácil. Não é, pois tem um trabalho intenso e um conhecimento específico que ele precisa progredir. Tem que estudar, organizar os processos, se atualizar. Para alcançar o sucesso é preciso fazer as coisas de diferentes formas acreditando em diferentes resultados.

Criar e administrar o dinheiro é importante

Por ter uma veia criativa, muitos empreendedores começam seus negócios de forma inovadora mas esquece o fluxo de caixa e capital de giro. Se o empreendedor não tem organização para administração financeira, precisa contratar quem o faça. Lembrando que um bom gerenciamento é tão importante quanto a inovação.

Procure conhecimento e melhoria constante

Quanto mais dominar seu mercado e o próprio negócio melhor vai ser. Às vezes, se foca tanto no crescimento e desenvolvimento de sua empresa que pára de estudar e pesquisar mercado. Podendo correr o risco de ficar preso no próprio casulo e não alcançar voos maiores.

Lembre de trabalhar forte com network, se atualizar nas inovações de seu mercado, ou até mesmo fazer uma nova especialização, enfim, buscar se atualizar é muito importante.

Deixe abaixo o seu comentário se algo já te prejudicou na hora de empreender e sugestão de conteúdo para melhor te auxiliar.