TikTok e WeChat não serão mais banidos dos EUA
A história entre o presidente dos EUA, Donald Trump e os aplicativos chineses TikTok e WeChat recebe mais um tópico.
O Departamento de Comércio dos Estados Unidos anunciou que será dada uma ordem que proibirá as pessoas no país de baixarem os aplicativos Tiktok e WeChat e a partir deste domingo, dia 20 de setembro.
Mas a proibição de novos downloads dos aplicativos nos EUA ainda pode ser revogada pelo presidente Donald Trump antes de entrar em vigor na noite de domingo, enquanto a proprietária do TikTok, ByteDance, corre para fazer um acordo sobre o destino de suas operações no país.
De acordo com o comunicado firmado por Ross, as medidas “resguardarão os usuários nos Estados Unidos, eliminando o acesso a esses aplicativos e reduzindo expressivamente sua funcionalidade”.
A ByteDance tem conversado com a Oracle e outros interessados para criar uma nova empresa, a TikTok Global, para atender as preocupações dos Estados Unidos sobre a segurança dos dados de seus usuários. A ByteDance ainda precisa da aprovação de Trump para evitar uma proibição dos EUA.
O Departamento de Comércio asseverou que não vão barrar transações técnicas adicionais do TikTok até 12 de novembro, o que dá à empresa mais tempo para chegar a um acordo para suas operações nos EUA.
A ordem irá remover os dois aplicativos da App Store e da Google Play nos Estados Unidos e proibirá outros de oferecer os aplicativos em qualquer plataforma “que possa ser acessada dentro dos EUA”, disse uma autoridade do Departamento de Comércio à Reuters.
O pedido não impedirá transações com outros negócios com a Tencent, proprietária do WeChat, incluindo suas operações de jogos online, e não proibirá a Apple, Google ou outras plataformas de oferecer o TikTok e o WeChat fora dos Estados Unidos.
Atualização:
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aprovou um acordo com o aplicativo de vídeos chinês, TikTok, e aceitou a parceria do app com o Walmart e a Oracle. Então, a chinesa passará a ter sede nos EUA e poderá seguir atuando no País. As informações são da “Dow Jones Newswires”.
“Eu dei minha bênção ao acordo, se eles o fizerem, tudo bem também, se não o fizerem, tudo bem”, afirmou Trump no último sábado (19). O negócio, entretanto, ainda depende da aprovação formal do Comitê de Investimento Estrangeiro dos Estados Unidos. A nova empresa se chamará TikTok Global, segundo Trump.
Conforme os termos da negociação, o Walmart e a Oracle teriam uma participação de 20%, compartilhada, em uma nova empresa com sede nos EUA. De acordo com pessoas próximas à negociação, a Oracle adquiriria uma parte maior do negócio. E, que junto a investidores note-americanos, teriam uma participação total de 53% no TikTok, 36% para os chineses e 11% para investidores na Europa.
Trump também comunicou que a nova empresa responsável pelo TikTok nos EUA criará 25 mil empregos, com um maior número de vagas no Texas.