5 Livros indicados por Bill Gates para a quarentena
Com a expectativa de ajudar os leitores a lidar com a pandemia, Bill Gates divulgou sua lista anual de cinco livros para ler nos próximos meses, com alguns de seus livros favoritos.
“A maioria das minhas conversas e reuniões hoje em dia são sobre a Covid-19 e como podemos conter a maré da crise”, escreveu Gates em seu site, “Gates Notes”.
Veja a seguir as cinco recomendações de leitura de Bill Gates:
1.“A Bailarina de Auschwitz” – Edith Eva Eger
A bailarina de Auschwitz é a história inspiradora e inesquecível de uma mulher que viveu os horrores da guerra e, décadas depois, encontrou no perdão a possibilidade de ajudar outras pessoas a se libertarem dos traumas do passado.
2. “Atlas de Nuvens” – David Mitchell
Neste que é um dos romances mais importantes da atualidade, David Mitchell combina o gosto pela aventura, o amor pelo quebra-cabeça nabokoviano e o talento para a especulação filosófica e científica na linha de Umberto Eco, Haruki Murakami e Philip K. Dick. Conduzindo o leitor por seis histórias que se conectam no tempo e no espaço – do século XIX no Pacífico ao futuro pós-apocalíptico e tribal no Havaí -, Mitchell criou um jogo de bonecas russas que explora com maestria questões fundamentais de realidade e identidade.
3. “The Ride of a Lifetime”, por Bob Iger (“O Passeio de uma “Vida”)
“Acho que muitos apreciariam este livro, quer estivesse procurando informações sobre negócios ou apenas deseje uma boa leitura sobre um cara humilde que subiu a escada corporativa para administrar com sucesso uma das maiores empresas do mundo”, escreve Gates. A obra ainda não tem versão em português.
4. “A Grande Gripe” – John M. Barry
Best-seller apresenta o estudo definitivo sobre a gripe espanhola e suas consequências. Obra de referência sobre a gripe espanhola, premiada pela Academia Nacional de Ciência dos Estados Unidos e best-seller internacional, o livro é também um relato sobre poder, política e guerra, com importantes lições para um mundo sob a constante ameaça do bioterrorismo e do surgimento de novas epidemias globais. Barry crê que, nesses casos, a principal arma é sempre a informação.
“Desta vez, temos muito mais ferramentas à nossa disposição para criar vacinas e terapêuticas eficazes. Mas a ciência ainda é mais lenta do que qualquer um de nós gostaria, e pôr fim a esta pandemia exigirá mais do que apenas uma grande ciência”, diz Gates. “Também será preciso muita vontade política, especialmente incentivando o distanciamento social e assegurando que os milagres científicos se espalhem tão longe quanto o próprio vírus.”
5. “Good Economics for Hard Times” – Abhijit V. Banerjee e Esther Duflo (“Boa Economia para Tempos Difíceis”)
Uma síntese magistral do que a melhor economia da atualidade tem a dizer sobre os desafios fundamentais de nosso tempo.
“Banerjee e Duflo usam dados extensos para diminuir o zoom e nos mostram uma visão mais ampla dessa dinâmica humana. A pesquisa deles não é uma ciência difícil, como química ou física”, escreve Gates. “Achei a maior parte útil e atraente.”
Veja mais: 5 Livros recomendados por Bill Gates no ano de 2019